Uso de fones de ouvido pode provocar surdez

Fone-de-ouvidoMania entre os jovens, o uso de fones de ouvido pode provocar surdez, se não usado com moderação. Pesquisas apontam indivíduos com menos de 30 anos apresentam perdas equivalentes a pessoas acima dos 60 anos. O otorrinolaringologista, Marcos Juncal, explica que, nesse caso, a membrada do tímpano é atingida diretamente pelo som, podendo prejudicá-la, em casos de volume acima da média.

“O nosso ouvido consegue suportar exposições prolongadas de até 60 decibéis, sem danos. A questão é que o volume dos fones pode chegar até 120. Essa exposição irá provocar danos irreversíveis à audição”, detalha o otorrino. O tipo de fone também pode influenciar. “O interauricular (aquele que é colocado dentro dos ouvidos) é o modelo mais prejudicial, pois amplia o efeito do som”, completa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 360 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência na audição, sendo a música frequente e em volume alto fatores de risco. “O zumbido esporádico é uma consequência inicial e não pode passar despercebido. Se não tratado de maneira adequada, o incômodo pode se tornar frequente e provocar a surdez”, informa Juncal.

Algumas recomendações podem prevenir a perda precoce da audição, como a reduzir o volume e o tempo de exposição. “O ideal é não ouvir música por mais de duas horas seguidas e não ultrapassar metade do volume do aparelho. Nas baladas, a cada hora, é saudável procurar um local mais silencioso, para dez minutos de descanso”.  Além disso, estar atento ao som ambiente é vital. “Prestar atenção à buzina de um carro ou a um sinal de alerta é uma questão de segurança”, conclui.

Dia Nacional do Doador de Sangue
Aparelhos auditivos inteligentes
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 

Nenhum comentário

Seja você o primeiro a deixar seu comentário!

Deixar um comentário

 
 



 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais