O que fazer com a otite

crianca-na-piscina

Nesta edição da série “Cuidados e curiosidades sobre a audição”, o médico otorrinolaringologista Jamal Azzam, autor do livro “Ouvidos, nariz e garganta – cuidados e curiosidades”, fala sobre o que fazer com a otite, doença muito comum de acontecer nas épocas de calor devido o uso frequente de piscina e/ou praia e por tempo prolongado. Segundo ele, o umedecimento constante da pele do canal auditivo leva a uma dissolução da queratina que protege a pele, tornando a região predisposta às fissuras e ferimentos com a entrada de bactérias ou então a colonização de fungos.

“Os sintomas mais comuns são a dor de ouvido intensa, que ocorre só de tocar na orelha. Também pode ocorrer a diminuição da audição, com sensação de ouvido tampado.  Pode ocorrer vazamento de secreção ou pus e até sangramento.  Muitas vezes a dor de ouvido é tão intensa que a pessoa fica com dificuldade inclusive de abrir a boca. A febre pode aparecer e pode ocorrer mal estar no corpo também”, explica o especialista.

“O ideal é que o paciente passe em consulta com um otorrinolaringologista antes do período de exposição à água.  Desta forma, o médico irá remover o excesso de cera, se presente, e orientar sobre a maneira correta para secagem para dos ouvidos, através de manobras ou de medicamentos. Em caso de dor, não se deve nunca pingar nada dentro dos ouvidos, nem introduzir nenhum objeto tentando tirar a cera. Também deve-se evitar fazer movimentos bruscos e intensos na orelha, pois podem ocorrer ferimentos. “, ele afirma.

Em caso de dor persistente, o que se deve fazer é buscar por uma consulta médica, sendo o melhor um otorrinolaringologista.

Zumbido existe graças à memória auditiva
Cuide da sua saúde auditiva!
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 

Nenhum comentário

Seja você o primeiro a deixar seu comentário!

Deixar um comentário

 
 



 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais