Medicamentos ototóxicos podem causar perda auditiva

medicamentoOs medicamentos ototóxicos usados para tratamento de infecções sérias, câncer e doenças cardíacas podem causar perda auditiva. Os medicamentos são usados, especialmente, por pessoas idosas que usam, normalmente, mais medicamentos por um período longo de tempo.

Esse tipo de perda auditiva ocorre quando a medicação prejudica as células sensoriais da cóclea no ouvido interno.

Temporária ou permanente

Alguns medicamentos podem resultar em perda auditiva temporária e, uma vez que a medicação é suspensa, a audição pode retornar. Outros medicamentos podem causar danos  permanentes no ouvido interno resultando em perda auditiva permanente.

Os medicamentos que podem causar perda auditiva temporária incluem aspirina quando tomada em grandes doses, anti-inflamatórios não esteróideos, ibruprofeno  e naproxeno.

Antibióticos e medicamentos para tratamento de câncer

Os medicamentos ototóxicos que causam danos permanentes incluem certos antibióticos aminoglicosídicos especialmente gentamicina streptomicina e neomicina e drogas usadas em quimioterapias durante o tratamento de câncer, como ciclosfosmida, cisplatina,  bleomicina e carboplatina.

Perda auditiva causada por antibióticos é comum entre pessoas com doenças renais ou com problemas auditivos anteriores, segundo um site americano,  WebMD, responsável em transmitir informação sobre saúde.

Mediamentos diuréticos

Os medicamentos diuréticos, como furosemida e  bumetanida, utilizados no tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca podem causar perda auditiva.

Os medicamentos são mais propensos a causar perda auditiva se a pessoa toma mais de um duarante o período de uma hora, segundo relatório da ASHA.

Faça um check-up de sua audição

Se você sabe que está  começando a tomar medicamento ototóxico, você deve  ser acompanhado por um profissional da área auditiva antes e durante o tratamento.

 

Fonte: Hear-it

Idoso com perda auditiva pode ter depressão
Cuidado com a sensação de ouvido entupido
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 

Nenhum comentário

Seja você o primeiro a deixar seu comentário!

Deixar um comentário

 
 



 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais