Higienização correta dos ouvidos

Para higienizar corretamente o ouvido, evite objetos, inclusive as hastes flexíveis, que devem ser utilizadas apenas para limpar a parte externa da orelha.

De acordo com o otorrinolaringologista Jamal Azzam, autor do livro “Ouvidos, nariz e garganta: cuidados e curiosidades”, os populares cotonetes são protagonistas de diversos acidentes, entre eles traumas na pele, sangramento, perfuração da membrana do tímpano, fratura dos ossinhos dos ouvidos, entre outros.

Ao serem inseridas no canal auditivo, as hastes empurram o cerúmen para dentro o que, além de bloquear a passagem do som, pode machucar o tímpano, com riscos de causar perda auditiva“, ele explica.

O ideal, segundo o especialista, é utilizar um pedaço de algodão, gaze ou mesmo lenço de papel, que deve ser  passado na parte externa dos ouvidos com a ponta de um dedo.  “Sob hipótese alguma, deve se introduzir qualquer tipo de objeto (tampas de caneta, clips, lápis, entre outros) no ouvido. Sua saúde auditiva agradece!”

Leia também:

Saiba como cuidar dos ouvidos

Riscos de usar cotonetes para limpar os ouvidos

Feliz Natal
Cera no ouvido não é sujeira
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 
 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais