Como lidar com alunos com perda auditiva

alunos-na-sala-de-aulaA fonoaudióloga, mestre e especialista em Audiologia, Mônica de Sá Ferreira, dá algumas recomendações para professores sobre como lidar com alunos com algum grau de perda auditiva, de maneira a contribuir com a sua inclusão durante as aulas.

1 – Reduza, ao máximo, o ruído de fundo. Qualquer outro som que possa competir com sua voz irá atrapalhar a concentração e discriminação auditiva dos alunos.

2 – Posicione-os de frente e o mais perto possível de onde você costuma ficar. Quanto mais distante, maior esforço eles precisarão fazer.

3 – Ofereça, sempre que possível, um apoio visual para contextualizar suas aulas.

4 – Durante um grupo de discussões, garanta que a apresentação seja feita por um aluno de cada vez. Mais de uma pessoa falando ao mesmo tempo dificultará a compreensão do debate pelos alunos com perda auditiva.

5 – Sempre que necessário, chame-os pelo nome para que sua atenção seja novamente direcionada à sua explicação.

6 – Garanta que eles estejam lhe ouvindo. Caso usem aparelhos auditivos, verifique o funcionamento do equipamento e desconfie de falta de atenção acentuada ou comportamentos inadequados ou que não sejam habituais.

Saiba como cuidar dos ouvidos
Aparelhos auditivos à prova d'água
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 

2 comentários

  1. Dedicated servers disse:

    Todos nos perdemos nossa audicao mais cedo ou mais tarde, o que significa dizer que, perda auditiva e uma consequencia natural relacionada a idade. Nossa capacidade auditiva piora a partir dos 30 aos 40 anos e avanca quando atingimos a faixa etaria de 80 anos.

Deixar um comentário

 
 



 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais