Como devem ser os aparelhos auditivos para crianças?

Uma vez que a criança foi diagnosticada com perda auditiva, como decidir, entre as diversas opções de aparelhos auditivos disponíveis no mercado, aquele que será ideal para as necessidades dela? Segundo a fonoaudióloga Mônica de Sá Ferreira, entre as características necessárias para que os aparelhos auditivos sejam também utilizados por crianças é que eles tenham a opção de uso com gancho pediátrico, que possibilita respeitar a anatomia do bebê ou criança pequena.

Também é imprescindível que o fabricante disponibilize uma regra prescritiva padronizada (DSL v.5.0) para que seja realizada a verificação inSitu. “A criança deve experimentar o aparelho auditivo no dia a dia, em casa, na escola e demais locais que costuma frequentar. Como não conseguem explicar se o som está confortável ou mesmo audível, o profissional deve garantir que o aparelho ofereça maior audibilidade possível, pois será isso o que favorecerá a aquisição da linguagem.”

Para a especialista, o aparelho auditivo para criança deve ter, ainda, uma opção compatível com o Sistema FM ou Microfone Remoto com transmissão wireless. “Como as salas de aula costumam ser muito barulhentas, com acústica ruim, existem acessórios que ajudam a melhorar essa relação do sinal de fala x ruído, priorizando a fala do professor. O acessório mais conhecido é o Sistema FM, porém, existem outros que, eventualmente, podem ser utilizados e que podem usar transmissão wireless no lugar da frequência modulada do sistema FM. Ambos têm o mesmo objetivo: focar na fala do professor, eliminando a interferência de sons menos importantes, o que ajuda muito na correta compreensão do que está sendo explicado durante a aula”, garante.

Leia também:

Aparelhos auditivos para crianças

 

Saiba como ajudar uma criança durante a adaptação do aparelho auditivo

 

Aparelho auditivo para criança é garantia de desenvolvimento normal

 

 

 

Saiba como ajudar uma criança durante a adaptação do aparelho auditivo
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 
 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais