Cera no ouvido não é sujeira

A cera é uma substância natural do corpo humano que desempenha alguns papéis importantes para as orelhas.

Segundo o otorrinolaringologista Jamal Azzam,  autor do livro “Ouvidos, Nariz e Garganta: cuidados e curiosidades”, a cera tem a função de proteger o canal auditivo, lubrificar o conduto auditivo e ser uma barreira natural contra a proliferação de bactérias e fungos. Além disso, a substância ajuda a conduzir melhor o som.

Por ter um pH ácido (entre 4 e 5), a cera pode, ainda, ajudar a diminuir o risco de infecção do canal auditivo externo.

De acordo com o especialista, a sua remoção constante, além de comprometer as defesas do ouvido, contribui para o acúmulo da substância, o que também pode prejudicar a audição. “Por isso, se  a presença de cera incomodá-lo, seja lá por qual motivo for, procure por um médico otorrinolaringologista“, explica Azzam.

Saiba mais:

Riscos de usar cotonetes para limpar os ouvidos

 

Higienização correta dos ouvidos
Aparelhos auditivos para crianças pequenas
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 
 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais