Anemia pode estar relacionada à perda auditiva

Estudo publicado pela revista JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery e realizado pela Pennsylvania State University College of Medicine (EUA) mostrou que pessoas com anemia por deficiência de ferro têm mais que o dobro de chance de desenvolver deficiência auditiva do que as pessoas sem essa deficiência.

No estudo, os pesquisadores analisaram mais de 300 mil adultos com deficiência auditiva entre 2011 a 2015. Os adultos eram de 21 a 90 anos de idade, com uma média de 50 anos. Dentre eles, 56,6% eram mulheres, e 43,4% homens. Pela pesquisa, percebeu-se que os riscos de deficiência auditiva neurossensorial em pessoas com anemia por deficiência de ferro eram 82% mais elevados do que entre pessoas sem essa enfermidade. Já o risco de deficiência auditiva mista (uma combinação de deficiência auditiva neurossensorial e deficiência auditiva condutiva) era 240% mais elevado do que para as pessoas sem anemia por deficiência de ferro.

O estudo mostrou que há uma relação entre deficiência auditiva e anemia por deficiência de ferro. O estudo não provou que uma deficiência causa outra. De acordo com especialistas, é pesquisas adicionais são necessárias para entender melhor os possíveis vínculos entre as deficiências.

Jovens desenvolvem perda auditiva precoce
Dia mundial do audiologista
The following two tabs change content below.

Juliana Tavares

Juliana Tavares é jornalista, empreendedora, editora de conteúdo e diretora de atendimento da j2 Comunicação. É, ainda, colaboradora da Eaxdesign, em portais de negócios, comportamento, inclusão social e turismo.

Últimos artigos por Juliana Tavares (Ver todos)

 
 

Sobre nós


O portal Deficiência Auditiva foi idealizado por uma equipe de profissionais preocupada em alertar a população sobre aspectos relacionados à deficiência auditiva.

Nossas Rede Sociais